Vou falar um pouco sobre mim, quem sou, o que faço atualmente, e o que fazia quando era novo.
Por motivos de segurança não citarei alguns dados de informação pessoal alem claro do meu nome.
Muito prazer, me chamo Jefferson.
Iniciei meus primeiros contatos com computador por volta dos meus 7 ou 8 anos de idade, meu pai ja era programador em cobol e prestava serviço para uma empresa em outra cidade, então quando ele viajava eu aproveitava a semana toda para ficar brincando no paint e alterar temas no super windows 95.
Acordava cedo para ir a escola e retornava pra casa após o almoço, ja pensando no computador e em qual tema colocar e qual som definir ao iniciar o windows. Também sempre gostei de jogos, mas naquela época era somente campo minado e paciência se não me engano.
Lembro de um certo dia em que alterei mais do que devia, o som do computador parou de funcionar e eu não tinha noção do que poderia ser, nada passava pela minha cabeça.
No dia seguinte meu pai voltou de viagem mais cedo, e foi trabalhar no computador e para sua surpresa o som não funcionava e então veio me perguntar o que eu tinha feito, e eu não conseguia mentir, falei que era eu mas não sabia o que tinha acontecido.
A partir daí comecei a me interessar por computador, meu pai abriu a lateral da cpu e olhou os componentes detalhadamente, fiquei curioso e ficava perguntando para o que servia tal componente.
Fui crescendo e aprendendo, tive meu primeiro computador com windows 98, pra mim ja era um troféu, melhor que o windows 95 e mais temas para brincar.
Comecei a trabalhar com 15 anos, fazia entregas de boletos de cobrança para uma loja de calçados da minha cidade que meu pai presta serviço para eles até hoje, todo meu dinheirinho ia para o computador, não ganhava muito, e na escola na escola todos usavam o mIRC, programa de bate papo que utilizada a internet discada, Dial UP.
Nos finais de semana eu conectava na internet e não desligava mais, afinal era pulso único e ia até o final do domingo, meus pais ficavam loucos querendo usar o telefone e não podia, como eu adorava o mIRC, era meu programa pro final de semana, bater papo, cheio de cor, entrar nos canais com mais de 1000 pessoas, todo mundo falando junto, ouvindo música e baixando mp3 no kazaa.
Fiz 18 anos e tirei carta e um amigão do meu pai que eu tinha como tio manjava muito de hardware e quando eu ia na assistência dele ficava impressionado com o tanto de computador aberto que tinha, era placa mae pra um lado, memoria para o outro, vários gabinetes espalhados na bancada, pra mim ali era o paraíso, dali por diante senti que era aquilo que eu gostava, queria fazer e aprender mais aprofundo.
Esse tio e meu pai faziam assistência para uma empresa de ventilador de minha cidade, meu pai era o dev senior e meu tio o t.i e com a alta demanda da venda ventiladores a fabrica estava crescendo, os pedidos não paravam e eles eram carentes em suporte, meu tio não dava conta e foi quando fizeram uma reunião e os donos da empresa, meu pai e meu tio decidiram que a empresa precisava de alguém para trabalhar la dentro em horário comercial para o suporte, eles tiveram a ideia de me indicar e deu certo, iniciei meu primeiro trabalho na area de informática.
Comecei então a ir trabalhar de onibus, pegava 2 por dia, um de casa ao terminal e outro do terminal até o serviço, era bem longe, acordava as 05 para chegar pontualmente as 07, então vi a necessidade de comprar uma moto, realmente era corrido e cansativo, foi então que guardei um pouco de dinheiro para conseguir dar entrada em uma moto 125 zero km, me sentia orgulhoso pela conquista.
Até então eu não tinha nenhum curso técnico em hardware, somente o conhecimento de tanto fuçar, quebrar e das palavras que meu tio me ensinava, guardei tudo na cabeça.
A empresa gostava do meu trabalho e me sugeriu fazer um curso técnico, pediram pra mim cotar os valores que eles iam pagar tudo.
Naquela época era Microlins, Microcamp e StudioBit, pelo menos essas eram as mais fortes na cidade, optei pela Microcamp.
Comecei o curso, era Hardware, Software, Redes e Impressoras, curso por 3 anos e meio, era todo sábado das 08 as 11 horas da mãnha.
Nas aulas eu sempre tirava nota boa, meu professor ficava impressionado com as minhas habilidades para um iniciante, os outros colegas da turma não tinham conhecimento de nada, a maioria das coisas que o professor dizia eu ja sabia ou tinha tentado fazer.
O professor se tornou meu amigo, é uma excelente pessoa, tenho contato com ele até hoje, passou 1 ano de curso e fiz amizade com um colega que tinha entrado na empresa, trabalhava em outro setor, era amigo de mIRC (Você lembra o que é né?) e ficamos bem próximos na empresa, um dia almoçando junto ele falou o nome do irmão e eu disse que conhecia uma pessoa com o mesmo nome e por incrível que seja era irmão dele. Aprendi muito nessa empresa, fiz varios amigos, eu tinha um humor variado, digamos que eu era bipolar, as vezes ficava bravo quando era pressionado e acabava desrespeitando as pessoas, e com esse humor me mandaram embora.
Passou-se um tempo e arrumei emprego na empresa concorrente de ventiladores, (sim outra empresa de ventilador) mas não era na informática e sim no torno cnc, mas não gostava de tal função e trabalhei por 3 meses.
Arrumei outro emprego, e acabei conhecendo uma pessoa, antiga amiga de mirc e começamos a namorar, mas ela de outra cidade. Então acabei mudando de cidade e indo morar com a namorada, uma cidade vizinha 60km de distancia, e então comecei a trabalhar em uma empresa que vende forte produtos para pesca somente no MercadoLivre e Shopee.
Tive a necessidade de fazer mais curso, precisei fazer curso de Web Designer, minha função era tirar fotos dos produtos, deixar os produtos com fundo branco e criar os anúncios. Fiz por 1 ano e meio o curso e concluí com gosto. Nesse curso aprendi a usar o Illustrator, Photoshop, InDesign, Corel e o Brackets, programa descontinuado que o VS Code entrou no lugar. O professor ensinou os primeiros passos de como usar o HTML, fizemos um site bem simples em HTML e CSS no qual tenho o projeto salvo até hoje, sempre fui de guardar tudo que faço ou baixo na internet. Desde meu primeiro computador eu sempre fui muito organizado em relação aos arquivos, eu sempre coloquei tudo em pastas separadas, senhas, imagens, programas, jogos e filmes, salvo tudo em meus drives virtuais.
Depois de um tempo fiz curso na microlins de desenvolvimento android, foram apenas 6 meses, foi mais para ter uma noção de como usar o android studio, nossa turma chegou a replicar uma cópia do FlappyBird e um app de calculo de combustivel era gostoso ver o resultado mas desenvolver era muito comando na cabeça e então não quis seguir esse ramo.
Desde pequeno gosto de computadores, minha mulher vive falando pra mim dar um jeito nos meus 12 computadores que tenho, eu gosto de testar, desmontar, trocar uma peça por outra, testar desempenho, testar versões de linux, versões modificadas de windows, instalar sistemas não tão conhecidos, configurar funções no windows server e etc.
Finalizando, atualmente trabalho como Analista de E-commerce, abri uma empresa (MEI) e presto serviço para empresas em design gráfico e informática em geral, crio lojas virtuais na shopee, realizo cadastro de produtos pelo tinyerp (super indico) e tambem vendo produtos de pesca na shopee, nas horas vagas gosto de jogar um pouco para descontrair, crio sites institucionais com fotos e informaçõe para contato, crio catálogos, logos e mídias para redes socias.
Bom, é isso.
Até mais.
Atualizado em: 15/05/2025